segunda-feira, 16 de maio de 2011

Kelly Key

Kelly de Almeida Afonso Freitas ou Kelly Key (Rio de Janeiro, 3 de março de 1983) é uma cantora, dançarina, compositora, apresentadora e, ocasionalmente, atriz brasileira. Foi em 2003 embaixadora da campanha do Governo Federal pelo incentivo ao uso do preservativo e é a atual embaixadora da Amicca - Amigos da Infância com Câncer. Em 2000, com apenas 17 anos casou-se com o cantor Latino e deu à luz sua filha Suzanna. No mesmo ano a cantora enviou um disco demo para várias gravadoras, sendo recusada por muitas por apresentar um estilo pop e R&B considerado não-rentavel no Brasil, até ser contratada pela Warner Music.[1]
Em 2001 lançou seu primeiro álbum, o homônio Kelly Key, alcançando a primeira posição e vendendo em torno de 250 mil cópias, sendo certificado de diamante pela ABPD.[2] No ano de 2002 o álbum ainda esteve entre os 20 mais vendidos daquele ano, ocupando a posição de número dezesseis. Ainda em 2002 o álbum ganha uma versão em espanhol, marcando o primeiro passado para a carreira internacional da cantora.
Em 2003 a cantora lança o segundo álbum, Do Meu Jeito, que vendeu em torno de 500 mil cópias, sendo certificado de Platina dupla. Já em 2004 Kelly Key lança seu primeiro álbum ao vivo, intitulado Kelly Key - Ao Vivo, de onde foi retirado apenas o single Por Causa de Você, o quarto primeiro lugar da cantora no Brasil.[2] No ano de 2005 o álbum homônio Kelly Key é lançado, mostrando uma sonoridade diferente, apresentando aspectos juvenis. Em 2006 a cantora lança seu último álbum pela Warner Music, Por Que Não?, vendendo apenas 40 mil cópias e amargando baixas posições nos singles.
No ano de 2007 Kelly Key assina com a Som Livre, onde lançou sua primeira coletânea oficial em dezembro daquele ano, intitulada 100% Kelly Key,[2] de onde foi retirado o single Você é o Cara, que marcou o sexto primeiro lugar da cantora no Brasil. Em 2008 lança o álbum Pra Brilhar, álbum relativamente inferior à sonoridade de seu anterior, vendendo pouco menos de 30 mil cópias.
Em 2010 Kelly Key assinou com a Record Entretenimento e lançará seu décimo álbum oficial, sendo o sexto inédito, distribuido pela Sony Music, marcando uma nova fase na carreira da cantora. O álbum retomará a sonoridade pop e R&B de seu primeiro trabalho, além de ser inspirado em cantoras como Ke$ha e Lady Gaga, sendo voltado a um público jovem-adulto.[3]
Kelly Key vendeu em torno de 1,2 milhões de álbuns em nove anos de carreira, compreendendo dez álbuns oficiais.
 
CANTINHO DO BLOG © Copyright 2012.LAYOUTS E TEMPLATES GRÁTIS PARA BLOGS CLIQUE AQUI